O Colégio Estadual Wilson Gonçalves deve sua fundação ao benemérito cratense Dr. Wilson Gonçalves, daí o seu nome. Foi fundado em 04 de abril de 1960 com o nome de Ginásio Estadual do Crato, fundamentado na lei nº 6.611 de 04 de fevereiro de 1962.
Sua criação foi fundamentada na necessidade de proporcionar educação de qualidade as classes menos favorecidas e nasceu do anseio de um grupo de estudantes do Crato apoiados pela comunidade local. Saíram em passeata pelas ruas do Crato em direção à residência de Wilson Gonçalves então vice-governador do estado para reivindicar a fundação do colégio.
No decorrer dos anos trabalhou com os cursos: Ginasial, hoje séries finais do ensino fundamental, realizando pela primeira vez os exames de admissão a 1ª série ginasial em março de 1960. Por volta de 1964 iniciou o Colegial, hoje ensino médio onde ofereceu na década de 1970 o 2º grau "profissionalizante" instituindo o técnico em eletricidade e eletrônica. Em 1966 iniciou o curso de 2ª grau com habilitação para o magistério que formava professores primários, a 1ª turma data de 1968. O curso funcionou até 2002 contando com 36 anos de existência.
O Dr. Luiz de Borba Maranhão foi o primeiro diretor e atuou desde a fundação até 1973, portanto 13 anos na direção do Colégio Estadual, o maior mandato de diretor até hoje. O professor Alderico de Paula Damasceno conduziu o colégio na função de diretor no Biênio 1973 a 1975. A professora Mary Stela Esmeraldo de 1975 a 1978 afastada por licença especial e substituída por Mª de Fátima Lima Batista até o ano de 1982. Foi então nomeado o professor Jaime Milfont que dirigiu o Colégio até dezembro de 1983. Durante três anos o Colégio ficou entregue a vice-diretores. De 1987 a maio de 1988 assumiu a direção a professora Francisca Rodrigues de Sousa. De julho de 1988 a abril de 1989 desempenhou a função a professora Mª Anchieta da Cruz Neves. De abril de 1989 a 1990 foi eleita a professora Mª Nereide Amorim. De 1991 a janeiro de 1992 o professor Joaquim Moreira Junior. Em 15 de fevereiro de 1992 foi nomeada uma equipe administrativa através de processo de intervenção pela Secretária de Educação professora Maria Luiza Chaves, composta por 4 pessoas tendo como diretora a professora Yara Maria Gomes Brasil de Alencar, que realizou um trabalho até 1995.
O professor Francisco Veloso de Alencar foi o primeiro diretor eleito pelo voto direto de acordo com o processo de escolha e indicação de diretores das escolas públicas do Estado do Ceará. Assumiu no período de janeiro de 1996 a dezembro de 2001, sendo reeleito em 1998 e permanecendo por mais três anos como diretor do colégio.
Em janeiro de 2002 assume a direção do Colégio o professor Antonio Carlos Ferreira Araújo, 2º diretor eleito, depois de passar pelo processo de eleições diretas e concurso público, concluindo seu mandato em 31 de dezembro de 2004.
Nas eleições para diretor em 2004 apesar de haver vários candidatos o colégio não conseguiu realizar eleições por falta de quorum por duas tentativas. De janeiro a março de 2005 ficaram respondendo pela direção do colégio membros do núcleo gestor do diretor anterior.
Candidatos aprovados no concurso para diretor são submetidos à inscrição e entrevista para elaboração da lista tríplice e posteriormente indicação pelo chefe do poder executivo. Após a publicação da lista tríplice em março de 2005 toma posse de fato e de direito na direção do colégio a profª Maria Lucicleide Leite de Brito em 31 de março de 2005 por indicação do Sr. Governador do Estado Dr.Lúcio Gonçalo de Alcântara para um mandato de 4 anos 2005 – 2008 após ter sido submetida e aprovada em todas as etapas da seleção para diretores das escolas públicas estaduais.
No ano de 2009 , no mês de março, aconteceu a eleição referente ao período 2009 até 2012 onde foi escolhido como diretor o Professor José Ailton Medeiros Siebra que escolheu como sua equipe gestora as Coordenadoras Escolar Maria de Fátima Romão de Souza Vieira de Melo, Maria Augusta Rocha Moreno Moura e Rosimary Dionisio S. de Sousa e como Secretária Escolar Maria Josivalda Rodrigues. Até a presente data várias reformas foram implementadas no que se refere à parte física e pedagógica do Colégio. Com o Slogan “Gestão Transparente” o Diretor José Ailton procura manter um ambiente saudável, com disciplina no intuito de melhorar o desempenho escolar a cada dia.
O Colégio Estadual Wilson Gonçalves é uma escola patrimonial do governo do Estado do Ceará e pertence a CREDE 18. É uma escola especializada em Ensino Médio regular, atende neste ano de 2010 a 1.130 alunos distribuídos nos três turnos. É uma escola moderna, organizada e bem equipada. Conta com 02 laboratórios de informática, desenvolvendo projetos como:01- laboratório de Informática: E-Jovem, Cyber na Escola:” Uma Onda de Informação” que funciona aos sábados pela manhã, atendendo a comunidade interna e externa, atende a alunos, professores, funcionários em pesquisas, capacitação e outros serviços; 01 laboratório de biologia, química e física onde além de aulas práticas acontecem oficinas para fabricação de detergente, desinfetante e sabão; 01 laboratório de matemática, horta escolar , quadras poliesportivas em fase final de construção.
O Colégio realiza Olimpíadas de matemática interna e externa,Olimpíadas de Língua Portuguesa jogos interclasses, MACC, participa da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), possui uma rádio escolar e um jornal escrito já na sua 7ª edição. E na gestão do Diretor José Ailton, também foi implementado os cursos de línguas estrangeiras que são inglês e espanhol, oficinas de esporte, curso de informática, aulas de reforço e merenda escolar.
Visite o link abaixo para saber um pouco mais da nossa festa
http://blogdocrato.blogspot.com/2010/05/50-anoscolegio-estadual-wilson.html